Torta de Amorinha Silvestre
Ingredientes
- 400 g de farinha
- 220 g de manteiga congelada, em cubos
- 2 colheres de sopa de açúcar
- Uma pitada de sal
- 6 colheres de sopa de água gelada
Modo de Fazer a Massa
- Trabalhar com ingredientes gelados é o segredo para obter uma massa folhada deliciosa. Misturar os ingredientes secos no processador e guardar no freezer por 30 minutos.
- Congelar também a manteiga cortada em cubos. Retirar do freezer e misturar as farinhas e a manteiga no processador por 1 minuto.
- Adicionar a água gelada, 1 colher de sopa por vez. Pulsar e formar grumos, sem se juntar. Esticar papel-alumínio ou plástico grosso em uma mesa e trabalhar a massa, moldando uma bola.
- Colocar em um prato, cobrir com o plástico e guardar na geladeira por uma hora. Pode ser preparado de véspera. A receita pede pouca água pois a massa absorve a umidade do congelador e da manteiga ao descansar.
- Modo de Fazer o Recheio
- 300 g amoras silvestres (ou outra frutinha)
- 500g de creme de leite fresco (ou 2 caixinhas)
- 60 g de açúcar
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- Misturar e reservar para tomar gosto. Retirar a massa da torta da geladeira 15 minutos antes de começar a trabalhar.
- Cortar em duas partes, uma maior para a base e uma porção menor para a cobertura. Moldar em forma de disco. Estender o disco na forma de aro removível untada, deixando uma beira de 6 cm. para fora.
- Adicionar o recheio e cortar tiras para fazer um rendado para cobrir a torta, permitindo que ela respire, desta forma assará sem ficar molhada. Pincelar com creme-de-leite e açúcar de confeiteiro.
- Cobrir com papel alumínio e assar em forno pré-aquecido (180) durante pelo menos 40 minutos. Servir gelada com creme de leite para acompanhar, ou nata batida adoçada.
Fonte das fotos: dolcerita76.@blogspot.com
Comentários
Postar um comentário