Salada de Flor de Alcachofra com Recheio de Vinagrete
Esta receita foi servida no casamento da Rainha do Nilo, Nefertiti. O cardápio elaborado por sua sogra, a Rainha Tyi foi encontrado em um papiro no Grande Palácio de Mari pelo assiriólogo francês Jean Bottero e descrevia as propriedades da planta, reportado em trecho do livro Pão da Verdade - “A rainha havia lembrado das incríveis flores arroxeadas da planta espinhuda que os médicos haviam descoberto, um amargo cardo selvagem, cacto do deserto. A planta de sabor irresistível que os técnicos haviam conseguido do espécime raro, cujo fundo carnudo era separado dos espinhos após o cozimento seria servida fria, com limão e azeite, temperadas com flor de sal e pimenta negra. Seriam uma ótima entrada, de paladar requintado e suas lindas flores lilases de aspecto sofisticado, seriam aproveitadas para enfeitar os pratos da exótica salada. Haveria que conversar com o jardineiro para saber da duração das flores após cortada do seu caule fibroso, imaginava que durariam tanto quanto a dos girassóis e margaridas, posto que a espécie era a mesma. Os cozinheiros guardariam as folhas e os caules para os médicos usá-las em suas pesquisas e preparos de tinturas para os variados usos da amarga planta, dispostos que estavam em descobrir os princípios ativos da planta.
- Nos meses da primavera, de agosto a setembro, a alcachofra roxa é vendida em todo Brasil. Escolher as maiores, porém, que entrem na panela de pressão.
- Lavar deixando de molho com limão ou vinagre por 15 minutos. Cortar rente o talo, acomodar na panela de pressão, despejar água quente até cobrir. Colocar sal e fechar a panela. Assim que apitar, contar 10 minutos e abrir a panela.
- Deixar esfriar e alçar da panela com cuidado, usando uma espumadeira. Com as mãos, após esfriar, retire somente as primeiras folhas do topo do centro, até que apareçam os espinhos, retirando-os todos um a um, delicadamente. Reserve as folhinhas, deverão ser recompostas ao final.
- Cozinhar uma alcachofra por convidado, e duas a mais para cortar o miolo delas em cubinhos e fazer com elas o vinagrete, acrescentando chalotas em brunoise e tomate rasteiro também cortados em cubinhos pequeníssimos.
- Temperar com sal, limão, azeite extra virgem e pimenta negra moída na hora e temperos de sua preferência. Com uma colher, vá acomodando generosamente o vinagrete no vão formado no miolo da alcachofra.
- Retorne as folhas que retirou, formando novamente a flor. Deixe gelar até a hora de servir, para pegar gosto. Servir em bowls individuais, de vidro. Deixar pão e torradinhas ao lado, para quem queira aproveitar o molho, pois o sabor da alcachofra se transfere para o tempero dos tomates. Nos Mercados Municipais normalmente são vendidas com a flor, neste caso fazer um arranjo baixo com as mesmas no centro da mesa, ou como sua criatividade permitir.
Comentários
Postar um comentário