Salada de Flor de Alcachofra com Recheio de Vinagrete

Esta receita foi servida no casamento da Rainha do Nilo, Nefertiti. O cardápio elaborado por sua sogra, a Rainha Tyi foi encontrado em um papiro no Grande Palácio de Mari pelo assiriólogo francês Jean Bottero e descrevia as propriedades da planta, reportado em trecho do livro Pão da Verdade - “A rainha havia lembrado das incríveis flores arroxeadas da planta espinhuda que os médicos haviam descoberto, um amargo cardo selvagem, cacto do deserto. A planta de sabor irresistível que os técnicos haviam conseguido do espécime raro, cujo fundo carnudo era separado dos espinhos após o cozimento seria servida fria, com limão e azeite, temperadas com flor de sal e pimenta negra. Seriam uma ótima entrada, de paladar requintado e suas lindas flores lilases de aspecto sofisticado, seriam aproveitadas para enfeitar os pratos da exótica salada. Haveria que conversar com o jardineiro para saber da duração das flores após cortada do seu caule fibroso, imaginava que durariam tanto quanto a dos girassóis e margaridas, posto que a espécie era a mesma. Os cozinheiros guardariam as folhas e os caules para os médicos usá-las em suas pesquisas e preparos de tinturas para os variados usos da amarga planta, dispostos que estavam em descobrir os princípios ativos da planta.

E esta, que eles acabaram dando o nome de alcachofra, parecia servir para uma variedade grande de sintomas e saciava completamente a fome. Os pomares eram o orgulho do casal real, estavam plantados onde houvesse espaço e cobriam toda a área utilizável do reino. Nos meses das diversas colheitas, que se faziam intercaladamente, todos recebiam gratuitamente os alimentos distribuídos pelo responsável da plantação de cada lugar. Nas épocas devidas, os jardineiros também distribuíam os desbastes das podas em forma de mudas e esta festa de colheita era chamada de Equinócio, palavra com a qual os antigos sacerdotes determinavam que a luz do sol banhava igualmente todas as terras. A grandiosa festa da Colheita, da qual todo o povo participava era feita no terreno do entorno das estátuas guardiãs.
Chamadas Colosso pelo tamanho gigantesco, as duas enormes estátuas foram providenciadas quando do casamento, encomendadas às pressas pelo marido para confirmar sua vontade real de se casar com a linda fazendeira. Por este motivo estavam encravadas nas terras negras tendo ao fundo as montanhas do deserto, numa composição que retratava a dupla grandeza do Egito”. A receita abaixo, modernamente agora feita em panela de pressão. É conhecida no Brasil, na safra da primavera dos meses de agosto a setembro, quando a alcachofra roxa é vendida em todo país.

Modo de Fazer 

  1. Nos meses da primavera, de agosto a setembro, a alcachofra roxa é vendida em todo Brasil. Escolher as maiores, porém, que entrem na panela de pressão. 
  2. Lavar deixando de molho com limão ou vinagre por 15 minutos. Cortar rente o talo, acomodar na panela de pressão, despejar água quente até cobrir. Colocar sal e fechar a panela. Assim que apitar, contar 10 minutos e abrir a panela. 
  3. Deixar esfriar e alçar da panela com cuidado, usando uma espumadeira. Com as mãos, após esfriar, retire somente as primeiras folhas do topo do centro, até que apareçam os espinhos, retirando-os todos um a um, delicadamente. Reserve as folhinhas, deverão ser recompostas ao final. 
  4. Cozinhar uma alcachofra por convidado, e duas a mais para cortar o miolo delas em cubinhos e fazer com elas o vinagrete, acrescentando chalotas em brunoise e tomate rasteiro também cortados em cubinhos pequeníssimos. 
  5. Temperar com sal, limão, azeite extra virgem e pimenta negra moída na hora e temperos de sua preferência.  Com uma colher, vá acomodando generosamente o vinagrete no vão formado no miolo da alcachofra.
  6. Retorne as folhas que retirou, formando novamente a flor. Deixe gelar até a hora de servir, para pegar gosto. Servir em bowls individuais, de vidro. Deixar pão e torradinhas ao lado, para quem queira aproveitar o molho, pois o sabor da alcachofra se transfere para o tempero dos tomates. Nos Mercados Municipais normalmente são vendidas com a flor, neste caso fazer um arranjo baixo com as mesmas no centro da mesa, ou como sua criatividade permitir.

 

Comentários

Mais visitadas

Halawi - Halva - Doce do Mediterrâneo com Gergelim e Pistaches

Ayran, Yogurte Firme e Coalhada Seca

Lokum, Rahat, Manjar Turco, Delícia Turca